Dica da Nutri @nutricamilaborella
A importância das proteínas na alimentação do tenista e beach tenista.
A proteína desempenha um papel fundamental na alimentação do tenista e do beach tenista, servindo como matéria prima para o reparo e fortalecimento do tecido muscular.
No geral, a recomendação de ingestão diária é de aproximadamente 1,6 g/kg de peso corporal. Ingestões mais altas podem ser indicadas em casos específicos, quando há restrição de calorias (dietas de emagrecimentos), por exemplo, de forma a preservar o tecido muscular nessas condições.
A ingestão de proteínas na dieta deve ser distribuída ao longo das principais refeições do dia. Pode-se, ainda, dependendo do planejamento alimentar individual, optar pelo consumo proteico pós-treino.
As doses recomendadas “por refeição”, nas principais refeições do dia, são de aproximadamente 0,4 g/kg de peso ou algo entre 20–30 g de proteína, em média.
As proteínas podem ser obtidas a partir de fontes animais ou vegetais. Ambas têm a mesma eficácia em dar suporte ao tecido muscular.
São exemplos de alimentos fonte de proteínas de origem animal: Carnes, aves, peixe, ovos, leite, iogurte e queijos magros.
Alimentos fonte de proteínas de origem vegetal incluem a soja, ervilha, lentilha, feijão, tofu e quinoa.
Suplementação: whey protein, vegan protein, entre outros.
Se você tem dúvidas sobre suas necessidades proteicas, procure um nutricionista do esporte