Quem Somos
Galeria de Fotos
         
 
Serviços
Notícias
         




Notícias

Com que tênis eu vou???

20/08/2013
 

 Alguns atletas não dão a devida importância ao seu calçado na hora de praticar uma atividade física específica. O calçado incorreto pode prejudicar seu desempenho, além provocar dores e lesões capazes de impossibilitar a pratica da atividade física.

No caso do nosso esporte, tênis, o calçado tem características únicas a serem levadas em conta. O jogador de tênis cada dia precisa mais de velocidade e velocidade para quatro direções: para frente, para trás e para os lados; sendo assim, o calçado precisa de tecnologia para sustentar lateralmente a pisada e esta sustentação é obtida através dos reforços laterais e até no sistema de amarração do tênis.

 O solado tem um formato onde seu pé se insere a ele, fica protegido de impacto e com uma estabilidade maior para o calcanhar e o tornozelo. Nos tênis de corrida, por exemplo, o pé fica sobre o solado, pois a tecnologia foi desenvolvida para que o atleta se movimente somente para a frente.

No tênis, o calçado especializado possui também barra antitorção e solado com  ranhuras específicas para facilitar o giro dos tornozelos, as freadas bruscas, as arrancadas, as constantes mudanças de direção, os arrastos  tradicionais em quadras de saibro e diferentes borrachas para mais resistência as abrasividades  ou mais maciez para as freadas.

Os sistemas de amortecedores também variam de modelo para modelo, alguns possuem o amortecedor apenas no calcanhar, outros amortecimento  integral (calcanhar e planta do pé). Os sistemas de amortecedores podem ser de gel, adiprene, power cushion, air, syn pulse, shock spring, dentre outros e  tem prazo de validade que deve ser respeitado.

Não é incomum observarmos em quadra, praticantes de já algum tempo, por uma ou outra razão, utilizando tênis de outros esportes e colocando em risco sua integridade física.

Vai o alerta: tão importante quanto sua raquete e encordoamento (assunto para adiante), é o tênis adequado.

Pratique seu esporte com saúde!!